Páginas

30 abril, 2012

Dom Coelho e Dona Galinha


Em Abril foi assim, na Revista Coisas de Criança.


Dom Coelho era muito vaidoso e importante na cidade onde vivia. Era ele o responsável por todos os anos (pela altura da Páscoa) entregar os ovos  pintados com cores brilhantes. Passava três meses a pintar os ovos que Dona Galinha punha.
Pertencia à confraria dos coelhos entregadores de ovos da Páscoa. O Coelho trabalhava em equipa com a Dona Galinha. Esta punha os ovos e ele encarregava-se de os pintar e entregar. Todos os anos distribuia os ovos coloridos pelos jardins das casas. Todos lhe agradeciam, em especial as crianças que ficavam com sorrisos gigantes e se deliciavam com os presentes.  Nessa altura do ano todos andavam sempre muito bem dispostos, pois a Primavera trazia com ela novas cores e um sol quente – as folhas das árvores despontavam, os pássaros voavam contentes pelos beirais das casas e as crianças podiam finalmente brincar nos jardins.
Dom Coelho era muito admirado por todos os habitantes – tinham-lhe até construido uma estátua em homenagem ao seu trabalho.  
Um ano porém, Dona Galinha ficou zangada.
- Basta, estou cansada de tantos ovos pôr e nenhum mérito receber por isso – dizia ela com longos cacarejos. 
- Afinal, agradecem a Dom Coelho e todos se esquecem de mim – continuava ela -  A partir de agora, recuso-me a entregar os meus ovos – disse.
Se assim o disse assim o fez. Dom Coelho ficou tão zangado que ameaçou não haver Primavera nem presentes nesse ano. Sem saber o que fazer resolveu consultar o Coelho Mestre – o mais velho e sábio da confraria.
- Velho Coelho, este ano corremos o risco de não haver ovos de chocolate coloridos para colocar nos jardins da cidade. As crianças irão ficar muito desapontadas e deixarão de acreditar na magia da Primavera. Dona Galinha está muito chateada e recusa-se a pôr mais ovos. Diz ela que ninguém a valoriza por ajudar.
O Mestre Entregador que tinha já muita experiência com Galinhas, pensou e disse:
- É muito fácil resolver este problema, caro Dom Coelho. A Galinha tem razão, de certa forma. Não se comportou muito bem, porqu enão pensou me mais ninguém quando tomou a sua decisão, mas também nunca lhe demos o devido valor. Sabes, é muito importante mostrarmos à Dona Galinha o quanto ela é especial para todos nós.
- E como vamos fazer isso? – perguntou Dom Coelho.
- Vamos ter de reunir todos os coelhos da confraria, porque esta noite temos muito que fazer.
E assim foi, todos juntos trabalharam toda a noite a preparar uma surpresa para Dona Galinha.
No dia seguinte juntara-se todos e foram bater à porta de Dona Galinha.
- Dona Galinha, venha connosco por favor – pediram todos em unissono.
A Galinha lá foi, meio contrariada sem saber o que aqueles coelhos vaidosos lhe queriam mostrar.
Assim que chegaram à praça, Dona Galinha cacarejou de espanto e emoção.
Ao lado da estátua de Dom Coelho, erguia-se agora uma enorme galinha amarela com um cesto cheio de ovos coloridos. Ao lado dizia assim:
“Em homenagem a Dona Galinha que faz com que todos os anos a nossa Primavera seja mais colorida”.
A partir desse dia o Dom Coelho e a Dona Galinha tornaram-se amigos inseparáveis e juntos trabalhavam para que o mistério dos ovos coloridos nunca desaparecesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário